1 - O QUE É UM PROJETO
É um esforço progressivo e temporário para criar um produto ou serviço único.
2 - O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS
É a aplicação de ferramentas, técnicas, conhecimentos e habilidades de gerência de projetos
a fim de atender a seus requisitos.
3 - QUAIS OS PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
São cinco: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento
4 - QUAIS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DO PROJETO
São nove áreas:
* Gerenciamento de Integração - processos necessários para gerenciar e coordenar
os diversos grupos do gerenciamento de projetos;
Palavra chaves: Termo de abertura, plano de gerenciamento de projeto,
controle e monitoramento.
* Gerenciamento do Escopo - processos envolvidos na verificação de que o projeto
inclui todo o trabalho e somente o necessário para concluir com sucesso.
Palavras chaves: coletar requisitos, definir escopo, criar EAP, verificar e controlar escopo.
* Gerenciamento do Tempo - processos necessários para assegurar o termino
do projeto no tempo definido.
Palavras chaves: Definir e sequenciar atividades, estimar recursos e duração das atividades,
desenvolver e controlar cronograma.
* Gerenciamento de Custos - processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamentação
e controle de custos de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
Palavras chaves: estimar custo, determinar orçamento, controlar custo.
* Gerenciamento da Qualidade - processos envolvidos na garantia de que o projeto
irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.
Palavras chaves: Planejar qualidade, realizar garantia e controle da qualidade.
* Gerenciamento de Recursos Humanos - processos que organiza e gerencia a equipe do projeto.
Palavras chaves: desenvolver plano de RH, mobilizar equipe, desenvolver e gerenciar equipe.
* Gerenciamento das comunicações - processos relativos a geração e disseminação da informação
do projeto as pessoas interessadas.
Palavras chaves: Identificar interessados, planejar comunicação, reportar desempenho,
gerenciar expectativas.
* Gerenciamento de Riscos - processos para realizar o gerenciamento dos riscos do projeto.
Palavras chaves: planejar e identificar riscos, fazer análise
qualitativa e quantitativa dos riscos, monitorar e controlar riscos.
* Gerenciamento de Aquisições - processos para compra e aquisição de produtos, serviços,
resultados e contratos.
Palavras chaves: planejar e realizar aquisições, administrar e encerrar aquisições.
5 - QUAIS AS HABILIDADES DE UM GERENTE DE PROJETO
São cinco:
Habilidades organizacionais - organização e planejamento
Habilidades para finanças e contabilidade - estimar custos e desenvolver orçamentos
Habilidades de liderar - direcionamento e envolvimento da equipe
Habilidades de negociar e influênciar - dialogar e obter consenso
Habilidades de comunicação - comunicação clara e objetiva
6 - DEFINA O CONTEXTO DO GERENCIAMENTO
São cinco:
Portfólio - carteira de negócios (conj. de programas e/ou projetos)
Programas - são conj. de projetos administrados juntos. Ex.: Programa Educacional
Projeto - é um esforço progressivo e temporário para criar um produto ou serviço único.
Tarefa - elemento de trabalho com duração, custo e recurso definido.
Pacote de trabalho - menor unidade de trabalho possível de ser planejada, controlada e executada.
7 - O QUE É UM PMO
Escritório de projetos. Orienta e fornece suporte aos gerentes de projeto.
8 - PORQUE ESTUDAR GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Porque falhas em projetos em suas definições de tempo, prazo e custo são elevadas
quando não se aplicam técnicas consistentes de gerenciamento de projetos. Estudos
mostram que o uso de gerenciamento de projetos aumenta as chances do projeto concluir no prazo e no orçamento estipulado.
9 - PARA GESTÃO DE UM PROJETO, QUAIS OS CICLOS DE VIDA QUE PRECISAMOS CONSIDERAR
São três:
Ciclo de vida do produto - permanência do produto no mercado
Palavras chaves: idealização, concepção, construção, uso e descarte.
Ciclo de vida do projeto - descreve o que deve ser feito para completar o projeto (definem inicio, meio e fim)
Palavras chaves: Termo de abertura, plano do projeto, declaração do escopo, progresso, aceitação, aprovação, entrega
Cicle de vida da GP - descreve o que deve ser feito para gerenciar o projeto (grupos de processos)
Palavras chaves: iniciação, planejamento, execução, controle, encerramento.
10 - CARACTERÍSTICAS DO CICLO DE VIDA DE UM PROJETO DE SOFTWARE
- fases geralmente sequenciadas
- custos e uso do pessoal baixos no início, aumentam durante a execução e cai rapidamente no final
- no início do projeto, nível de incerteza e riscos maiores e caem no final
- capacidade dos stakeholders em influênciar no projeto são maiores no início
- mudanças tem maior impacto a medida que a execução do projeto avança
11 - QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS
São os interessados no projeto, ou seja, pessoas ou organizações que influênciam
ou são influênciados, positivamente ou negativamente, pelos resultados de um projeto.
12 - QUEM SÃO OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS
Gerente do projeto, cliente, usuário, membros da equipe, patrocinador, fornecedores, PMOs.
13 - QUAIS OS FATORES DE SUCESSO DE UM PROJETO
- seleção dos processos adequados
- uso de abordagem definida
- atendimento aos requisitos do cliente
- balançeamento de interesses entre os vários interessados
14 - FATORES QUE DETERMINAM A NECESSIDADE OU NÃO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO
- Tamanho do empreendimento
- Importãncia do empreendimento
- Reputação da organização
- Compartilhamento de recursos
- Não familiaridade - empreendimento completamente novo
15 - TIPOS DE PROCESSOS
- Orientado ao Projeto - Iniciação, planejamento, execução, controle, monitoramento, encerramento.
- Orientado ao Produto - Especificação e criação do produto do projeto.
É um esforço progressivo e temporário para criar um produto ou serviço único.
2 - O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS
É a aplicação de ferramentas, técnicas, conhecimentos e habilidades de gerência de projetos
a fim de atender a seus requisitos.
3 - QUAIS OS PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
São cinco: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento
4 - QUAIS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DO PROJETO
São nove áreas:
* Gerenciamento de Integração - processos necessários para gerenciar e coordenar
os diversos grupos do gerenciamento de projetos;
Palavra chaves: Termo de abertura, plano de gerenciamento de projeto,
controle e monitoramento.
* Gerenciamento do Escopo - processos envolvidos na verificação de que o projeto
inclui todo o trabalho e somente o necessário para concluir com sucesso.
Palavras chaves: coletar requisitos, definir escopo, criar EAP, verificar e controlar escopo.
* Gerenciamento do Tempo - processos necessários para assegurar o termino
do projeto no tempo definido.
Palavras chaves: Definir e sequenciar atividades, estimar recursos e duração das atividades,
desenvolver e controlar cronograma.
* Gerenciamento de Custos - processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamentação
e controle de custos de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
Palavras chaves: estimar custo, determinar orçamento, controlar custo.
* Gerenciamento da Qualidade - processos envolvidos na garantia de que o projeto
irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.
Palavras chaves: Planejar qualidade, realizar garantia e controle da qualidade.
* Gerenciamento de Recursos Humanos - processos que organiza e gerencia a equipe do projeto.
Palavras chaves: desenvolver plano de RH, mobilizar equipe, desenvolver e gerenciar equipe.
* Gerenciamento das comunicações - processos relativos a geração e disseminação da informação
do projeto as pessoas interessadas.
Palavras chaves: Identificar interessados, planejar comunicação, reportar desempenho,
gerenciar expectativas.
* Gerenciamento de Riscos - processos para realizar o gerenciamento dos riscos do projeto.
Palavras chaves: planejar e identificar riscos, fazer análise
qualitativa e quantitativa dos riscos, monitorar e controlar riscos.
* Gerenciamento de Aquisições - processos para compra e aquisição de produtos, serviços,
resultados e contratos.
Palavras chaves: planejar e realizar aquisições, administrar e encerrar aquisições.
5 - QUAIS AS HABILIDADES DE UM GERENTE DE PROJETO
São cinco:
Habilidades organizacionais - organização e planejamento
Habilidades para finanças e contabilidade - estimar custos e desenvolver orçamentos
Habilidades de liderar - direcionamento e envolvimento da equipe
Habilidades de negociar e influênciar - dialogar e obter consenso
Habilidades de comunicação - comunicação clara e objetiva
6 - DEFINA O CONTEXTO DO GERENCIAMENTO
São cinco:
Portfólio - carteira de negócios (conj. de programas e/ou projetos)
Programas - são conj. de projetos administrados juntos. Ex.: Programa Educacional
Projeto - é um esforço progressivo e temporário para criar um produto ou serviço único.
Tarefa - elemento de trabalho com duração, custo e recurso definido.
Pacote de trabalho - menor unidade de trabalho possível de ser planejada, controlada e executada.
7 - O QUE É UM PMO
Escritório de projetos. Orienta e fornece suporte aos gerentes de projeto.
8 - PORQUE ESTUDAR GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Porque falhas em projetos em suas definições de tempo, prazo e custo são elevadas
quando não se aplicam técnicas consistentes de gerenciamento de projetos. Estudos
mostram que o uso de gerenciamento de projetos aumenta as chances do projeto concluir no prazo e no orçamento estipulado.
9 - PARA GESTÃO DE UM PROJETO, QUAIS OS CICLOS DE VIDA QUE PRECISAMOS CONSIDERAR
São três:
Ciclo de vida do produto - permanência do produto no mercado
Palavras chaves: idealização, concepção, construção, uso e descarte.
Ciclo de vida do projeto - descreve o que deve ser feito para completar o projeto (definem inicio, meio e fim)
Palavras chaves: Termo de abertura, plano do projeto, declaração do escopo, progresso, aceitação, aprovação, entrega
Cicle de vida da GP - descreve o que deve ser feito para gerenciar o projeto (grupos de processos)
Palavras chaves: iniciação, planejamento, execução, controle, encerramento.
10 - CARACTERÍSTICAS DO CICLO DE VIDA DE UM PROJETO DE SOFTWARE
- fases geralmente sequenciadas
- custos e uso do pessoal baixos no início, aumentam durante a execução e cai rapidamente no final
- no início do projeto, nível de incerteza e riscos maiores e caem no final
- capacidade dos stakeholders em influênciar no projeto são maiores no início
- mudanças tem maior impacto a medida que a execução do projeto avança
11 - QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS
São os interessados no projeto, ou seja, pessoas ou organizações que influênciam
ou são influênciados, positivamente ou negativamente, pelos resultados de um projeto.
12 - QUEM SÃO OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS
Gerente do projeto, cliente, usuário, membros da equipe, patrocinador, fornecedores, PMOs.
13 - QUAIS OS FATORES DE SUCESSO DE UM PROJETO
- seleção dos processos adequados
- uso de abordagem definida
- atendimento aos requisitos do cliente
- balançeamento de interesses entre os vários interessados
14 - FATORES QUE DETERMINAM A NECESSIDADE OU NÃO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO
- Tamanho do empreendimento
- Importãncia do empreendimento
- Reputação da organização
- Compartilhamento de recursos
- Não familiaridade - empreendimento completamente novo
15 - TIPOS DE PROCESSOS
- Orientado ao Projeto - Iniciação, planejamento, execução, controle, monitoramento, encerramento.
- Orientado ao Produto - Especificação e criação do produto do projeto.
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