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quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dicas ao Fazer Casos de Uso

O modelo de casos de uso é uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos (atores) ao sistema que interagem com ele. Este modelo é parte integrante da especificação de requisitos. Deve ser utilizado para moldar os requisitos funcionais do sistema.

Segue algumas dicas ao fazer casos de uso:


Quando usar: Quando precisar mostrar os objetivos dos atores. Não utilize para representar funcionalidades do sistema, mas para representar os objetivos dos atores.


Independência de Interface Gráfica: Escreva os casos sem os detalhes da interface gráfica. Isto é chamado de caso de uso essencial.


O que o caso de uso representa: Um caso de uso representa as interações entre os atores e o sistema, sem considerar o comportamento interno do sistema.


Casos de Usos Essenciais e Caso de Uso Reais: Casos de uso essenciais não fazem menção a técnologia utilizada enquanto que caso de uso reais fazem.

Como escolher o tipo de relacionamento: Depende da prática. Use inclusão quando o mesmo caso de uso se repete em mais de um caso de uso; Use extensão, quando um comportamento opcional tiver de ser descrito; Use herança para reutilização.


Como identificar casos de uso: Casos de usos representam os processos da empresa que estão sendo automatizados pelo sistema de software. Faça as seguintes perguntas para descobrir os casos de uso:

  1. Quais são as necessidades e objetivos de cada ator
    em relação ao sistema ?

  2. Que informações o sistema deve exibir ?

  3. O sistema deve realizar alguma ação que deva ocorrer
    regularmente no tempo ?

  4. Para cada requisito funcional, existe um ou mais caso(s) de uso
    para atendê-lo ?



Diferença entre casos de uso primário e secundário: Caso de uso primário são os que identificam os objetivos dos atores. Os casos de uso secundário são os que não trazem nenhum objetivo aos atores mas que são necessário para que o sistema funcione adequadamente.

Por onde começar: Considere os casos de uso mais arriscados primeiro!

Os benefícios: Casos de uso devem trazer benefícios para equipe. Se não trazer, descarte-o


Um comentário:

  1. To estudando isso e ta muito complicado porque to zerado. quem poder me dar uma ajuda mais detalhada ta ai meu email gilefs@hotmail.com

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