Pesquisar este blog

sábado, 19 de junho de 2010

Questões sobre Gerenciamento de Projetos

1 - O QUE É UM PROJETO
   
    É um esforço progressivo e temporário para criar um produto ou serviço único.

2 - O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    É a aplicação de ferramentas, técnicas, conhecimentos e habilidades de gerência de projetos
    a fim de atender a seus requisitos.

3 - QUAIS OS PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    São cinco: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento

4 - QUAIS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DO PROJETO

    São nove áreas:

    * Gerenciamento de Integração - processos necessários para gerenciar e coordenar
      os diversos grupos do gerenciamento de projetos;
        Palavra chaves: Termo de abertura, plano de gerenciamento de projeto, 
                    controle e monitoramento.

    * Gerenciamento do Escopo - processos envolvidos na verificação de que o projeto
      inclui todo o trabalho e somente o necessário para concluir com sucesso.
        Palavras chaves: coletar requisitos, definir escopo, criar EAP, verificar e controlar escopo.

    * Gerenciamento do Tempo - processos necessários para assegurar o termino
      do projeto no tempo definido.
        Palavras chaves: Definir e sequenciar atividades, estimar recursos e duração das atividades,
                 desenvolver e controlar cronograma.

    * Gerenciamento de Custos - processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamentação
      e controle de custos de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
        Palavras chaves: estimar custo, determinar orçamento, controlar custo.

    * Gerenciamento da Qualidade - processos envolvidos na garantia de que o projeto 
      irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.
        Palavras chaves: Planejar qualidade, realizar garantia e controle da qualidade.

    * Gerenciamento de Recursos Humanos - processos que organiza e gerencia a equipe do projeto.
        Palavras chaves: desenvolver plano de RH, mobilizar equipe, desenvolver e gerenciar equipe.

    * Gerenciamento das comunicações - processos relativos a geração e disseminação da informação
      do projeto as pessoas interessadas.
        Palavras chaves: Identificar interessados, planejar comunicação, reportar desempenho, 
                 gerenciar expectativas.

    * Gerenciamento de Riscos - processos para realizar o gerenciamento dos riscos do projeto.
        Palavras chaves: planejar e identificar riscos, fazer análise 
                 qualitativa e quantitativa dos riscos, monitorar e controlar riscos.

    * Gerenciamento de Aquisições - processos para compra e aquisição de produtos, serviços, 
          resultados e contratos.
        Palavras chaves: planejar e realizar aquisições, administrar e encerrar aquisições.


5 - QUAIS AS HABILIDADES DE UM GERENTE DE PROJETO

    São cinco:
        Habilidades organizacionais - organização e planejamento
        Habilidades para finanças e contabilidade - estimar custos e desenvolver orçamentos
        Habilidades de liderar - direcionamento e envolvimento da equipe
        Habilidades de negociar e influênciar - dialogar e obter consenso
        Habilidades de comunicação - comunicação clara e objetiva


6 - DEFINA O CONTEXTO DO GERENCIAMENTO
   
    São cinco:
        Portfólio - carteira de negócios (conj. de programas e/ou projetos)
        Programas - são conj. de projetos administrados juntos. Ex.: Programa Educacional
        Projeto - é um esforço progressivo e temporário para criar um produto ou serviço único.
        Tarefa - elemento de trabalho com duração, custo e recurso definido.
        Pacote de trabalho - menor unidade de trabalho possível de ser planejada, controlada e executada.

7 - O QUE É UM PMO

    Escritório de projetos. Orienta e fornece suporte aos gerentes de projeto.


8 - PORQUE ESTUDAR GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    Porque falhas em projetos em suas definições de tempo, prazo e custo são elevadas 
    quando não se aplicam técnicas consistentes de gerenciamento de projetos. Estudos
    mostram que o uso de gerenciamento de projetos aumenta as chances do projeto concluir no    prazo e no orçamento estipulado.


9 - PARA GESTÃO DE UM PROJETO, QUAIS OS CICLOS DE VIDA QUE PRECISAMOS CONSIDERAR

    São três:   
    Ciclo de vida do produto - permanência do produto no mercado
        Palavras chaves: idealização, concepção, construção, uso e descarte.

    Ciclo de vida do projeto - descreve o que deve ser feito para completar o projeto (definem inicio, meio e fim)
        Palavras chaves: Termo de abertura, plano do projeto, declaração do escopo, progresso, aceitação, aprovação, entrega

    Cicle de vida da GP - descreve o que deve ser feito para gerenciar o projeto (grupos de processos)
        Palavras chaves: iniciação, planejamento, execução, controle, encerramento.


10 - CARACTERÍSTICAS DO CICLO DE VIDA DE UM PROJETO DE SOFTWARE

    - fases geralmente sequenciadas
    - custos e uso do pessoal baixos no início, aumentam durante a execução e cai rapidamente no final
    - no início do projeto, nível de incerteza e riscos maiores e caem no final
    - capacidade dos stakeholders em influênciar no projeto são maiores no início
    - mudanças tem maior impacto a medida que a execução do projeto avança


11 - QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS

    São os interessados no projeto, ou seja, pessoas ou organizações que influênciam
    ou são influênciados, positivamente ou negativamente, pelos resultados de um projeto.


12 - QUEM SÃO OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS

    Gerente do projeto, cliente, usuário, membros da equipe, patrocinador, fornecedores, PMOs.
   

13 - QUAIS OS FATORES DE SUCESSO DE UM PROJETO

    - seleção dos processos adequados
    - uso de abordagem definida
    - atendimento aos requisitos do cliente
    - balançeamento de interesses entre os vários interessados


14 - FATORES QUE DETERMINAM A NECESSIDADE OU NÃO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO

    - Tamanho do empreendimento
    - Importãncia do empreendimento
    - Reputação da organização
    - Compartilhamento de recursos
    - Não familiaridade - empreendimento completamente novo


15 - TIPOS DE PROCESSOS

    - Orientado ao Projeto - Iniciação, planejamento, execução, controle, monitoramento, encerramento.
    - Orientado ao Produto - Especificação e criação do produto do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário